sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ruínas de São Miguel - RS







Sempre tivemos vontade de conhecer o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo onde estão as Ruínas de São Miguel. Essa visita só foi acontecer por conta de uma "pequena" distração que nos levou a errar o caminho, numa viagem entre Porto Alegre e São Borja(585km). Com isso desviamos um pouco mais a nossa rota para conhecermos São Miguel. De São Borja para lá são 165km e sempre ficávamos com preguiça de pegar o carro e fazer um bate e volta. 


Sete Povos das Missões foi o nome dado ao conjunto de aldeamentos indígenas guarani, fundados pelos jesuítas espanhóis no Rio Grande do Sul, composto por São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. A intenção era de propagar os princípios do cristianismo entre povos não cristãos pelo mundo.



A visitação acontece todos os dias das 9h às 12h e das 14h às 18h e a entrada na portaria custa R$2,50 para estudantes/idosos e R$5 adultos. Aos domingo a entrada é gratuita.

Portaria do Sítio Arqueológico
Como chegamos por volta das 13 hrs, tivemos que aguardar um pouco juntamente com muitas pessoas que descansavam debaixo das árvores, esperando a abertura do sítio.

Após o pagamento das entradas, fomos conduzidos para um ambiente em que é apresentado um filme onde conta toda a história da missão Jesuíta e dos sete povos.

Exibição do documentário

Logo após, passamos pela guarita e nos dirigimos para o Museu das Missões onde está o acervo com as imagens sacras da época das missões jesuíticas na região.
 
Portaria do Sítio


Museu das Missões
No varandão do Museu, existem diversas peças.

Sino que ficava na torre da igreja










As artes sacras em madeira estão dispostas em várias salas vigiadas por seguranças.



Saindo do Museu, caminhamos até as ruínas. 









O sítio arqueológico de São Miguel das Missões é o mais preservado das missões jesuíticas do Brasil.

Vista lado direito












A altura das salas impressionam.




São dezenas de portas que permitem que passemos para todos os lados da construção.



Vista lado esquerdo

O cemitério indígena ficava localizado do lado esquerdo da Igreja.


Detalhe arquitetônico da Igreja
Nos fundos da construção, encontramos os alicerces das casas isolada do aldeamento, ondem ficavam as viúvas e as meninas que entravam para a puberdade. 





Existem alguns dias da semana em que é apresentado o show “Som & Luz” que conta um pouco da história de como eram as reduções jesuíticas, mas não tivemos a oportunidade de assistí-lo.


Veja as Ruínas de São Miguel em 360°









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Pode perguntar...